Livros

Livros

Horadíssima em participar desta brilhante iniciativa Arraes Editores, lançada em setembro de 2019, organizada pela professora e amiga Vaníria Ferrari Pinheiro Chaves e Henrique Avelino Lana ,ao lado de colegas que me são muito caros como parceiros e amigos.

Marcus Lindgren e eu colaboramos com o texto da capítulo 7 página 150: Alavancagem da maturidade de Governança , Compliance e Risco – GCR

Código de Conduta: Evolução, Essência e Elaboração. A ponte entre a ética e a Organização.

Co-autoria com Lélio Lauretti. http://www.leliolauretti.com.br

“O principal instrumento para a implantação de uma cultura ética nas empresas ou organizações não empresariais é o código de conduta, que converte princípios éticos em recomendações objetivas de fazer e não fazer. Este livro tem foco nesse instrumento,  em primeiro lugar, sob uma perspectiva histórica espelhada em uma pesquisa que abrangeu 5.000 anos. Em segundo lugar, examina as interligações entre o código e a própria governança corporativa, bem como com as políticas ou programas de integridade, aquelas espontâneas e estes impostos por regulamentos. Em terceiro lugar, oferece sugestões objetivas quanto à própria elaboração do código, a partir da proposta de que seja preferivelmente um projeto interno, não terceirizado, a ser desenvolvido por um grupo de trabalho formado por representantes de vários setores da organização que tenham um tempo razoável de trabalho, suficiente para adquirir um bom conhecimento da cultura interna.Cuida-se , também,  de um fator indispensável para o êxito da iniciativa, ou seja, a gestão do código. Trata-se, portanto, de mais uma contribuição – importantíssima – construída por dois ilustres professores e militantes da governança corporativa, para a semeadura dos princípios éticos em uma sociedade sedenta de transparência e da justiça social.” Prefácio do Dr. Modesto Carvalhosa, editado pela Editora Fórum em agosto de 2019.

Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências

“O século XIX foi a era dos empreendedores, do lançamento das bases de formação do novo mundo corporativo. O século XX foi a era do gerenciamento, do surgimento de uma nova classe – a direção executiva dos grandes conglomerados. O século XXI será a era da governança corporativa, da definição da forma pela qual a estratégia será definida e o poder será exercido em todas as corporações do mundo”.
Rolf Carlsson
Ownership and value creation: strategic corporate governance in the new economy

1ª edição – 2004
7ª edição – 2014
8ª edição – em andamento

Adquira

Gestão Integrada do Território: Economia, Sociedade, Ambiente e Cultura

Abordagem inovadora que reúne protagonistas mundiais em cenários de Gestão Integrada do Território (GIT). Iniciativa do IBIO 2012, prefaciado pelo Dr. Elieser Batista e organizado pelos Doutores  LUIZ OOSTERBEEK E INGUELORE SCHEUNEMANN. Patrocinado pela EBX e CNI e apoiado pelo Instituto Terra e Memória. Nas versões português e inglês. Honradíssima em ter colaborado com o capítulo 1:4 Governança corporativa e Gestão Integrada do Território, página 79  

GITportugues_Compressed